what is PET? Processo de reciclagem do Pet e até a construção de um muro!

Como acontece a reciclagem do PET.

O PET pode ser reciclado de três maneiras diferentes:1 - Reciclagem química. Utilizada também para outros plásticos, separa os componentes do PET, fornecendo matéria-prima para solventes e resinas, entre outros produtos.2 - Reciclagem energética. O calor gerado com a queima do produto pode ser aproveitado na geração de energia elétrica (usinas termelétricas), alimentação de caldeiras e altos-fornos. O PET tem alto poder calorífico e não exala substâncias tóxicas quando queimado. Outros materiais combustíveis também podem ser utilizados. 3 - Reciclagem mecânica. Praticamente todo o PET reciclado no Brasil passa pelo processo mecânico, que pode ser dividido em:

RECUPERAÇÃO: Nesta fase, as embalagens que seriam atiradas no lixo comum ganham o status de matéria-prima, o que de fato, são. As embalagens recuperadas serão separadas por cor e prensadas. A separação por cor é necessária para que os produtos que resultarão do processo tenham uniformidade de cor, facilitando assim, sua aplicação no mercado. A prensagem, por outro lado, é importante para que o transporte das embalagens seja viabilizado. Como já sabemos, o PET é muito leve.

REVALORIZAÇÃO: As garrafas são moídas, ganhando valor no mercado. O produto que resulta desta fase é o floco da garrafa. Pode ser produzido de maneiras diferentes e, os flocos mais refinados, podem ser utilizados diretamente como matéria-prima para a fabricação dos diversos produtos que o PET reciclado dá origem na etapa de transformação. No entanto, há possibilidade de valorizar ainda mais o produto, produzindo os grãos de PET reciclado. Desta forma o produto fica muito mais condensado, otimizando o transporte e o desempenho na transformação.

TRANSFORMAÇÃO: Fase em que os flocos, ou o granulado, será transformado num novo produto, fechando o ciclo. Os transformadores utilizam PET reciclado para fabricação de diversos produtos, inclusive novas garrafas para produtos não alimentícios. Veja no quadro abaixo a distribuição dos mercados para o PET reciclado.
A realidade da reciclagem: O índice de reciclagem pode ser muito melhorado e, para isso, todos devem contribuir: A federação, estados e municípios devem legislar em favor da reciclagem.
Muitos municípios brasileiros não contam com nenhum tipo de coleta e pouquíssimos possuem um sistema de coleta seletiva. Esse sistema proporciona material mais limpo, livre de contaminações, consequentemente, a sucata assim coletada tem maior valor. Outro benefício é trazer os trabalhadores dos lixões para cooperativas organizadas. As indústrias devem investir em informação e tecnologia. Levar ao grande público o conhecimento sobre a reciclabilidade dos materiais, instruindo sobre como proceder para o correto descarte das embalagens. Desenvolver as tecnologias que permitam materiais mais fáceis de reciclar, inofensivos e inertes para proteção do meio ambiente e desenvolver os mercados para os produtos reciclados.
Censo da Reciclagem
A Reciclagem de PET é, no Brasil, uma atividade recente - do ponto-de-vista industrial. Desde 1994 a ABIPET procura mensurar este mercado e informar ao público sua atividade e desempenho. Também é tarefa da ABIPET estimular a reciclagem e o descarte adequado das embalagens pós-consumo, bem como oferecer as informações necessárias para que a indústria de embalagens possa produzir com a questão ambiental em foco, direcionada pela reciclabilidade das garrafas, frascos e outras embalagens de PET.
Atualmente, a indústria recicladora está estabelecida por todo território nacional, o que demandou uma nova atividade de pesquisa: O Censo da Reciclagem de PET no Brasil. Um estudo completo sobre este importante segmento industrial, gerador de empregos e que destina adequadamente uma grande quantidade de embalagens de PET pós-consumo. Através do censo, será possível ter um panorama bastante completo sobre o universo de empresas, número de empregos gerados, destinação do produto reciclado e concentrações geográficas sobre a atividade.
Para obter qualquer versão do estudo, basta clicar nos links abaixo:
1º Censo da Reciclagem de PET no Brasil
2° Censo da Reciclagem de PET no Brasil
3° Censo da Reciclagem de PET no Brasil



As embalagens PET são 100% recicláveis (http://www.abipet.org.br/publicacoes.php). Porém, para reaproveitá-las, é preciso dar um fim correto a elas. No Brasil, a maior parte delas vai parar nos lixões, o que inviabiliza a reciclagem.
Primeiro pelo problema social, já que a ida das garrafas para os lixões faz com que vários adultos e crianças se submetam à atividade insalubre e subumana de revirar o lixo, sujeitando-se a todo tipo de doença e infecção para tentar obter produtos passíveis de venda.
E em segundo lugar, as garrafas coletadas em lixões geralmente já vêm contaminadas por gorduras, tintas, metais pesados e sujeira em geral, o que exige um processo de limpeza mais caro.



Aposentado constrói muro de garrafas pet


Um morador do município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, construiu um muro usando como material apenas garrafas pet. Com criatividade, o aposentado Luiz Carlos Temporim tenta despertar a consciência ambiental de outras pessoas. “A minha intenção era tirar o plástico do lixo. Depois, eu notei que dava certo, que não entra animal nenhum no terreno”, afirma Temporim, que usou mais de 3,6 mil garrafas para construir o muro. O aposentado levou cerca de um ano para erguer a estrutura e chegou a dedicar uma hora por dia ao trabalho. Com o esforço, ele conseguiu chamar a atenção também dos vizinhos. Ele disse que está feliz por contribuir com a preservação do meio ambiente. “A gente vê nos rios uma quantidade imensa de garrafas. Se a gente não cuidar do meio ambiente, ninguém sabe como será nosso futuro”, afirma.




PET (polyethylene terephthalate) is in fact very natural, it is made from oil, which comes from really old plants. PET is highly recyclable can be transformed again and again to un-imagined uses.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. todos os parabens deste mundo que nao te deram eu te dou agora e so nao foi antes porque so agora foi que achei esta maravilhosa ideia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Novidades por e-mail

Coloque seu e-mail abaixo e receba os moldes do Blog no seu e-mail,é de graça! Moldes, Paps, dicas pra vc!

*Depois no seu e-mail vc receberá um e-mail para ativar o Feed,basta clicar no link!