Receita de papel marche_ uma com jornal e outra com papel toalha e papel higiênico e curiosidades e historia sobre o papel marche

1 - Material necessário:

Papel higiênico, farinha de trigo, 1 limão grande e cola branca.
1 - Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em bastante água durante a noite.
No dia seguinte ferva por 1 hora essa "sopa". É importante que o papel fique completamente desmanchado.
2 - Coloque essa misture em um pano, coando até tirar toda a água. Um pouco de cada vez, que você possa espremer facilmente com as mãos. Não misture esses “bolos” entre si.3 - Depois de espremido todo o papel, acrescente a farinha de trigo. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia de farinha e uma colher de sopa de cola branca, para cada “bolo” de papel;4 - Amasse bem, até obter uma pasta homogênea. Se estiver muito seca acrescente água aos pouquinhos, até obter o ponto em que possa trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, acrescente um pouco mais de farinha. Ao terminar de misturar coloque o suco de 1 limão inteiro em toda a massa, para evitar fungos e misture mais um pouco.
5 - Depois de terminar a modelagem, espere secar de 2 a 5 dias, para a peça secar completamente, pode haver rachaduras, preencha-as com um pouco de massa, pinte e envernize.


2 - Material necessário:
Jornais, cola branca e 1 limão grande.

1 - Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os em um recipiente.2 - Despeje sobre eles água quente e deixe o papel amolecendo por 24 horas. Acrescente o suco de 1 limão grande.
3 - Esprema um pouco a massa para tirar o excesso de água e bata no liquidificador;4 - Recoloque as bolas formadas no recipiente, adicione a cola e forme uma massa compacta, misturando bem a massa.
5 - Depois de terminar a modelagem, espere secar de 2 a 5 dias, para a peça secar completamente, pode haver rachaduras, preencha-as com um pouco de massa, pinte e envernize.

Obs.: O limão pode ser substituído por 1 colher de sopa de pinho sol ou de água sanitária.

Curiosidade
Os chineses, que inventaram o papel, foram os primeiros a utilizar a polpa do papel machê para moldar capacetes para a guerra. No século VIII, alguns deles foram capturados pelos árabes, durante a guerra contra a Pérsia, e como prisioneiros, ensinaram-lhes a arte de reciclar. Essa arte chegou até Marrocos, espalhando-se para a Europa, tendo sido os artesãos franceses, que iniciaram a sua utilização para fins artísticos. Fonte: sonholilás

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidades por e-mail

Coloque seu e-mail abaixo e receba os moldes do Blog no seu e-mail,é de graça! Moldes, Paps, dicas pra vc!

*Depois no seu e-mail vc receberá um e-mail para ativar o Feed,basta clicar no link!