Estou de volta e dessa vez com uma super dica para sair do sedentarismo!
No livro "A Arte da Guerra", Sun Tzu diz: "Para vencer o inimigo, é preciso conhecê-lo!"
Então, antes de mais nada, vamos entender melhor sobre o tal sedentarismo.
Sedentarismo, segundo a Wikipédia:
O que é Sedentarismo?
"Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários."
Consequências para a saúde
"Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio, podendo também ser coadjuvante direta ou indiretamente na causa de morte súbita."
A explicação é bem forte, mas é a verdade, e a verdade tem que ser dita!
Abolindo o Sedentarismo
A primeira coisa que precisamos, é colocar em nossa cabeça que não existe um abismo entre o sedentarismo e a prática esportiva.
A distância entre os dois extremos é curta, apenas um passo!
Isso mesmo! É só de colocar um passo na frente do outro e você já estará a dois passos do sedentarismo!! E se aumentar esse desafio e der mais um passo, você já estará a três passos do sedentarismo!!! Viu como é fácil!?
Existem diversas práticas esportivas para que os indivíduos sedentários possam adotar uma mudança de hábitos de vida de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um, exemplos:
- Caminhar
- Correr
- Pedalar
- Nadar
- Fazer Musculação
- Entre outras, como esportes coletivos: Futebol, Volei, Basquete...
*** É altamente recomendado que você consulte a um cardiologista e um educador físico para a orientação.
Eu já pratiquei todos os esportes listados acima, até meus 15 anos eu era um esportista!
Para conhecer um pouco mais sobre minha história, acesse:
Quem sou eu
Tive uma fase conturbada dos 15 aos 30 anos, comecei a fumar e deixei os esportes de lado. Drasticamente minha vida mudou, eu perdi todo condicionamento físico, que tinha antes do cigarro, e cada dia mais eu ficava mais sedentário. O meu esporte predileto era lavanetamento de copo e de cigarro.
Essa forma de sedentarismo considero uma das piores, pois tinha um agravante, o cigarro.
Se você é fumante ou sedentária ou se encaixa nas duas, tenho uma triste notícia para você: Pode parar de se enganar e mentalizar que não dá pra mudar, que não é possível. Coloque na cabeça que é possível sair dessa condição e você vai sair!!
Eu consegui e você também vai!!!
Depois de ter consultado um cardiologista e estar apta para começar a praticar esportes, recomendo que inicie com uma caminhada leve. Nada fora do comum, é como se fosse uma caminhada no shopping, mas com o objetivo de melhorar a saúde e não fazer compras. Escolha um local bem agradável, confortável, com bastante gente praticando esportes, longe dos carros e motos. Um local onde você possa caminhar e também pensar nessa mudança que se propos a fazer!
|
Parque Vaca Brava - Goiânia |
Comece com 10 minutos de caminhada, depois passe para 20, 30, 40... Sempre sem forçar o corpo, deixe a evolução acontecer com o tempo. Faça caminhada em dias alternados, sempre descanse entre um dia e outro. Se você já está se sentindo melhor, com mais fôlego, então passe a caminhar todos os dias!
Efeito colateral: Durante os primeiros dias, e já nos primeiros metros, é normal começar uma coceira nas pernas. Não se preocupe, não é alergia ao esporte e nem muito menos algum bicho que picou. Essa coceira é apenas o resultado da circulação do sangue pelo corpo, só que com um pouco mais de velocidade. Em algumas pessoas essa sensação chega a causar incômodo, se for seu caso, pare um pouquinho, passe a mão de leve nas pernas e depois volte a caminhar. Interprete esse sinal como a primeira mudança no seu corpo, como se ele estivesse deixando o sedentarismo para trás! Nos próximos dias essa coceira irá sumir. Nosso corpo é uma máquina perfeita, e tão logo estará acostumada com o novo ritmo de vida!
No começo eu caminhava e só pensava na caminhada enquanto estava praticando, parecia algo forçado. Depois eu comecei a pensar em outras coisas, enquanto colocava o corpo para trabalhar eu solucionava alguns problemas que ficaram pendentes durante o dia. Uma hora ou outra, todo mundo acaba fazendo isso, pois a caminhada (e também a corrida) nos deixa tão relaxados que nos permite pensar em várias coisas. Vocês vão se surpreender quando isso acontecer! Garanto que não leva muito tempo, mas deixe vir naturalmente, evite a cobrança.
Espero que tenham gostado dessas dicas e que coloquem em prática!
Até a próxima,
com dicas para iniciar nas corridas!
Beijos
Leonardo Nista
Corro por Correr
http://www.corroporcorrer.com.br/
Twitter:
@leonista
(( Leonardo Nista é blogueiro e largou o vício do cigarros pelo prazer das corridas.
É convidado especial aqui do blog e todo mês nos presenteia com postagens exclusivas.
Aproveite suas dicas e mude de vida! Vc consegue!))
Gostou do post?
Veja Também:
Vem fazer exercício comigo:
http://arte-com-quiane.blogspot.com/2011/04/vem-fazer-exercicio-comigo.html
Novo colaborador do blog pra vc:
http://arte-com-quiane.blogspot.com/2011/03/novo-colaborador-do-blog-pra-vc.html