Dicas: Como sair do sedentarismo!

Bom dia meninas!

Estou de volta e dessa vez com uma super dica para sair do sedentarismo!

No livro "A Arte da Guerra", Sun Tzu diz: "Para vencer o inimigo, é preciso conhecê-lo!"
Então, antes de mais nada, vamos entender melhor sobre o tal sedentarismo.

Sedentarismo, segundo a Wikipédia:

O que é Sedentarismo?

"Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários."

Consequências para a saúde

"Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio, podendo também ser coadjuvante direta ou indiretamente na causa de morte súbita."

A explicação é bem forte, mas é a verdade, e a verdade tem que ser dita!

Abolindo o Sedentarismo


A primeira coisa que precisamos, é colocar em nossa cabeça que não existe um abismo entre o sedentarismo e a prática esportiva.

A distância entre os dois extremos é curta, apenas um passo!
Isso mesmo! É só de colocar um passo na frente do outro e você já estará a dois passos do sedentarismo!! E se aumentar esse desafio e der mais um passo, você já estará a três passos do sedentarismo!!! Viu como é fácil!?

Existem diversas práticas esportivas para que os indivíduos sedentários possam adotar uma mudança de hábitos de vida de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um, exemplos:

- Caminhar
- Correr
- Pedalar
- Nadar
- Fazer Musculação
- Entre outras, como esportes coletivos: Futebol, Volei, Basquete...

*** É altamente recomendado que você consulte a um cardiologista e um educador físico para a orientação.

Eu já pratiquei todos os esportes listados acima, até meus 15 anos eu era um esportista!
Para conhecer um pouco mais sobre minha história, acesse: Quem sou eu

Tive uma fase conturbada dos 15 aos 30 anos, comecei a fumar e deixei os esportes de lado. Drasticamente minha vida mudou, eu perdi todo condicionamento físico, que tinha antes do cigarro, e cada dia mais eu ficava mais sedentário. O meu esporte predileto era lavanetamento de copo e de cigarro.

Essa forma de sedentarismo considero uma das piores, pois tinha um agravante, o cigarro.

Se você é fumante ou sedentária ou se encaixa nas duas, tenho uma triste notícia para você: Pode parar de se enganar e mentalizar que não dá pra mudar, que não é possível. Coloque na cabeça que é possível sair dessa condição e você vai sair!!

Eu consegui e você também vai!!!

Depois de ter consultado um cardiologista e estar apta para começar a praticar esportes, recomendo que inicie com uma caminhada leve. Nada fora do comum, é como se fosse uma caminhada no shopping, mas com o objetivo de melhorar a saúde e não fazer compras. Escolha um local bem agradável, confortável, com bastante gente praticando esportes, longe dos carros e motos. Um local onde você possa caminhar e também pensar nessa mudança que se propos a fazer!


Parque Vaca Brava - Goiânia

Comece com 10 minutos de caminhada, depois passe para 20, 30, 40... Sempre sem forçar o corpo, deixe a evolução acontecer com o tempo. Faça caminhada em dias alternados, sempre descanse entre um dia e outro. Se você já está se sentindo melhor, com mais fôlego, então passe a caminhar todos os dias!

Efeito colateral: Durante os primeiros dias, e já nos primeiros metros, é normal começar uma coceira nas pernas. Não se preocupe, não é alergia ao esporte e nem muito menos algum bicho que picou. Essa coceira é apenas o resultado da circulação do sangue pelo corpo, só que com um pouco mais de velocidade. Em algumas pessoas essa sensação chega a causar incômodo, se for seu caso, pare um pouquinho, passe a mão de leve nas pernas e depois volte a caminhar. Interprete esse sinal como a primeira mudança no seu corpo, como se ele estivesse deixando o sedentarismo para trás! Nos próximos dias essa coceira irá sumir. Nosso corpo é uma máquina perfeita, e tão logo estará acostumada com o novo ritmo de vida!

No começo eu caminhava e só pensava na caminhada enquanto estava praticando, parecia algo forçado. Depois eu comecei a pensar em outras coisas, enquanto colocava o corpo para trabalhar eu solucionava alguns problemas que ficaram pendentes durante o dia. Uma hora ou outra, todo mundo acaba fazendo isso, pois a caminhada (e também a corrida) nos deixa tão relaxados que nos permite pensar em várias coisas. Vocês vão se surpreender quando isso acontecer! Garanto que não leva muito tempo, mas deixe vir naturalmente, evite a cobrança.

Espero que tenham gostado dessas dicas e que coloquem em prática!

Até a próxima, com dicas para iniciar nas corridas!

Beijos

Leonardo Nista
Corro por Correr
http://www.corroporcorrer.com.br/
Twitter: @leonista


(( Leonardo Nista é blogueiro e largou o vício do cigarros pelo prazer das corridas.

É convidado especial aqui do blog e todo mês nos presenteia com postagens exclusivas.
Aproveite suas dicas e mude de vida! Vc consegue!))

Gostou do post?
Veja Também:

Vem fazer exercício comigo:
http://arte-com-quiane.blogspot.com/2011/04/vem-fazer-exercicio-comigo.html

Novo colaborador do blog pra vc:
http://arte-com-quiane.blogspot.com/2011/03/novo-colaborador-do-blog-pra-vc.html

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Obrigada Leo por mais essa participação!
    Tenho certeza que essas dicas irão ajudar as "minhas meninas"!!
    Parabéns pela força de vontade!!

    Meninas vamos tentar nos mexer!!!
    Que tal começar pela caminhada no quarteirão?
    Sem compromisso, vamos falar um oi para o vizinho, olhar o movimento da rua, eu faço isso e posso afirmar que me faz muito bem!!


    bjus e BOM DIAAA!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, Leo e Quiane! Muito bom o post! Eu, enfim, "tomei vergonha na cara" e resolvi sair do sofá! Comecei a malhar na semana passada, estou mudando a alimentação e ainda com muita dor no corpo... rsrs imagina uma pessoa com 32 anos que nunca fez exercícios regularmente??? Totalmente travada... e agora que os músculos estão trabalhando, a dor vem msm! rs
    Mas estou feliz só de ter tomado a iniciativa, pq sei que só tenho a melhorar e a única coisa que vou perder é PESO!!! rsrs
    Bjos e brigada pelo incentivo tbém!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Quiane! Gostei muito da sua matéria sobre sedentarismo. É bem mais cômodo para nós ficarmos parados, mas as consequências ruins surgem depois. Agora é a hora de mexer... cuidar da saúde... e ter só alegrias futuras.

    ResponderExcluir
  5. Fico contente meninas que estejam gostando!!
    bjuss =*

    ResponderExcluir
  6. OI Quiane,valeu a dica ás vezes a gente nem percebe que está ficando sedentária,bem lembrado...e quanto ao livro,já li...muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Quiane, olá Léo! Maravilhosa a postagem...adorei mesmo.
    Preciso comerçar a fazer alguma coisa pois estou acima do peso e tenho um histórico familiar bem ruim. Mas é complicado...não é falta de vontade de mudar nem nada assim, nem sei explicar. Mas esse passo até os exercícios é difícil xD
    Agora no inverno então nem se fala. Mas vou começar, como tu disse Léo, com 10,20 minutos pra ir acostumando, até que se torne um hábito, e não uma obrigação!

    Beijos e boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Quiane,
    É a minha primeira vez por aqui e eu adorei o seu blog..É inspirador e muito dinâmico!!Os seus trabalhos sáo lindos!!Eu amo artesanto , resolvi aprender a costurar e estou indo com tudo!!Vou aparecer sempre para me inspirar por aqui!!Sou nova nesse mundo da blogosfera e tô com um blog novinho!!Espero você para me fazer uma visita!!Beijocas
    P.S. Fiquei impressionada com a quantidade de seguidores..você é o máximo!!!

    ResponderExcluir
  9. Quiane, brigada pelo recadinho e por estar seguindo meu blog, é um prazer pra mim, pois sou fã do seu blog! :-D
    Apareça sempre!
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Amei a dica!!!Super legal \o/
    Tenha uma excelente semana!
    Xeroooooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. Oi Quiane,
    Você e um Anjo da Guarda,
    Além de nós encinar muita e muita coisa, ainda cuida de nossa saúde.
    Adorei o texto.
    Já tinha a poucos dias começado a caminhar.
    Pois o artesanato o trabalho em si e mais como eu que trabalho com vendas, nos prende muito de ficar sentada.
    Precisamos pelo menos caminhar, que é ótimo e não custa nada.
    Só ter boa vontade.
    Obrigada amiga.
    Uma bela semana para você.
    Beijo
    Izabel

    ResponderExcluir
  12. Menina você pensa em tudo!!!
    Preciso muito me mexer, adorei as dicas e tenho que por em prática.
    Obrigada mais uma vez
    abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá Quiane, muito bem lembrado....precisamos de movimento, colocar o corpo em atividade só faz bem. O problema é que nos envolvemos com os afazeres diários e deixamos a atividade física prá depois, obrigado pelo alerta, amiga, vou recomeçar com as caminhadas e espero não parar mais. Valeu mesmo....
    Bjussssssssssssssss
    Malú

    ResponderExcluir
  14. Oi Leonardo,boa noite !!!
    Com todas estas dicas q vc nos deu...nem tem desculpa p/comerçarmos a nos mexer...valeu as palavras de estímulo,obrigada !!!
    Boa semana p/vc e família.
    abraço.

    ResponderExcluir
  15. DEMAISSSS O POST LEO!
    ESTOU ADORANDO!!!
    bjaum Qui!

    ResponderExcluir
  16. Valeu pelo incentivo, estava precisando de um up desse para me levantar e buscar a melhora do meu condicionamento físico e consequentemente de minha saúde.Perder peso e ganhar saúde! Começarei amanhã mesmo!
    Torçam por mim pois meu sobrepeso está me incomodando bastante!
    Quero e posso e vou conseguir mudar minha vida!
    Obrigada pelo post!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Olá Quiane, que bom estar aqui de novo e encontrar uma ajuda desse tipo (grandiosa). Olá Léo, vc não imagina como foi bom ler este artigo que colocaste no blog da Quiane, pois vai me ajudar muuuuiiiito, realmente estou precisando demaaais da conta. Obrigada por tudo e volte sempre, beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei a dica...
    Eu estou precisando enfrentar esse desafio...

    Estou adorando seguir o seu blog,
    Bjos

    Micheli
    http://repensandoacoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Boa noite meninas!

    Fico feliz que estejam gostando do assunto e encarando o desafio!

    Fico na torcida para que a saúde entre na vida de vocês, assim como foi comigo!

    Vamo que vamo!

    Dúvidas é só acessar o blog e mandar um e-mail!

    Beijos

    Leonardo Nista
    Corro por Correr
    @leonista(twitter)

    ResponderExcluir

Novidades por e-mail

Coloque seu e-mail abaixo e receba os moldes do Blog no seu e-mail,é de graça! Moldes, Paps, dicas pra vc!

*Depois no seu e-mail vc receberá um e-mail para ativar o Feed,basta clicar no link!