Qual é maquina de costura ideal?


A Leitora do blog Míriam me perguntou no último post "qual a máquina de costura ideal"?
Eu acho que a compra da máquina de costura é muito íntima, pois somente vc sabe das suas necessidades, mas resolvi abrir este post pra receber idéias de meninas que já tenham máquinas de costura. Qual vcs recomendariam pra quem está começando? Vale a pena comprar as novas máquinas eletrônicas? As de uso doméstico aguentam as encomendas?? As máquinas de vcs meninas costumam quebrar?? E sobre a manutenção,existe na sua cidade?

Vamos juntas ajudar quem está começando nesse universo tão encantador!!

Bjus
Quiane

Comente com o Facebook:

59 comentários:

  1. olá eu uso uma singer! É comum mais é muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da Facilita da Singer. Ela tem varios tipos de ponto inclusve um muito parecido com o overlock. Mais para quem quer fazer trabalhos mais simples uma que tenha pontos retos ou zigzag está muito bom para começar.

    ResponderExcluir
  3. Olá! eu uso uma singer comum , mais é ótima!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá querida, vou te passar a minha pouca experiencia...Em 2008 comprei uma singer modelo novo se eu não me engano 12 pts com braço removível, novo designer, linda, porém tive muitos problemas pois troquei com a loja duas vezes aí uma amiga me falou que eu deveria ter comprado a singer facilita que tem a base de ferro, é mais pesada e mais resistente lá fui novamente á loja pois novamente a maquina passou pela assistencia e quebrou (e eu usava só tecidinhos leves para artesanato)A assistencia me informou q essaas máquinas são muito frágeis e não aguentam tecido muito pesado aí eu me pergunto mas no manual tem exemplos de costuras em jeans por que? A loja muito boa e a vendedora muito atenciosa trocou novamente a máquina para mim (voltei a diferença de uns R$200,00)e essa é a 3ª máquina. Não tive mais problemas só não consigo costurar com elastec não sei se é a máquina ou a costureira q não sabe rss... mas minha amiga tem uma igual e consegue fazer o frenzido. Vou peir umas aulinhas para ela aí eu te conto. Bem, essa foi a minha cansativa experiencia com máquinas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por gentileza, qual a marca e modelo da 3ª máquina que você comprou e deu certo? Obrigada! Jéssica

      Excluir
  5. quiane comprei uma janome com a minha mãe pela internet e não recebemos o produto, depois de muito reclamar com o procon só recebemos depois que fizemos um boletim de ocorrência na polícia, a empresa não entregava, passou 4 meses minha mãe acho que não iamos mais receber e eu fui até o fim
    a máquina da janome é muito boa hoje eu compraria a singer porque tem técnico quer não sabe mexer na janome (eles nem tentam) orte que a minha nunca quebrou,
    um abraço, adorei o seu topíco
    Bianca (artes e traças)sua amiga do Flickr

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga, qto eu tinha 15 anos compre minha primeira máquina de costura Singer tinha gabinete e td mais ficou comigo até o ano passado, mais havia ido pra concerto um monte de vezes ai dessa última vez n teve jeito ganhei outra do meu marido no meu niver é SINGER FASHION n tem muitos pontos mais estou gostando e ela é portatil levo até pra minha mãe.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi amadinhas, eu tenho algumas experianecias com essas "bichinhas" entouce vou comentar algumas que quem sabe possam ajudar...tudo começou qdo estava grávida do meu filhotinho (isso 15 anos atras..rs)comprei uma singer pret-a-porter, para fazer uns mimos pro meu amadinho, qdo fui fazendo umas coisinhas aki, outras ali, dai a paixão virou amor, massss a gente tem um plano e Deus tem outro, acabei me separando e com isso fui tudo pro espaço...após algum tempo, já de marido novo...rs voltei pra arte da costura, agora tenho meu ateliê e adivinhem? tenho várias maquinas industriais, que são ótimas, mas havia um vazio...rs comprei nvte uma singer pret-a-porte (usadinha) mas na minha humilde residência ela ainda reina soberana...rs entouce acho que é uma boa maquina e recomendo...todos os tecnicos sabem mexer e encontro tudo que preciso...ahhh tava esquecendo, nem essa, nem a outra nunca foram para assistencias, à não ser para regulagem básica, pois tenho um uso frequente, então precisa de um carinho de vez enquando....rsrs
    Meninas, é um pouquinho da minha historia, mas tem muitas outras...hoje eu vivo da costura e estou terminando meu curso de desing de moda!
    ps.: e adivinhem o que meu "ex" faz? costura...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "massss a gente tem um plano e Deus tem outro, acabei me separando"?
      Claudinha, vc nunca vai encontrar base na Bíblia pra dizer isso... Pelo contrário, vai encontrar muitas passagens que deixam claro que o plano de Deus era outro... Era que vocês vencessem as diferenças, barreiras, marcas, dores, defeitos, e tudo o mais, aperfeiçoando-se no amor, trazendo Jesus e Seu caráter para o centro do relacionamento.
      Mas vocês fizeram suas escolhas, só não diga que foi obra de Deus.
      Deus abençoe vc!!!

      Excluir
    2. Oiii. Você poderia me tirar uma duvida?? Essa sua maquina da singer pret-a-porte pode costurar feltro nela?? Obrigado desde já.

      Excluir
  8. Quiane linda, muito obrigada pelo post está me ajudando muito!!! e a todas meninas também o meu muuuuuuuuuuuuito obrigada.
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  9. Olá, Amigas não desperezem as antiguinhas, pois são companheiras eternas, pau pra toda obra, mas se puderem ter brother profissional.....essa sim aguenta tudo .....rsrsrsrs...... bjinhus!

    ResponderExcluir
  10. Amiga...
    Tenho uma JANOME SEW MINE....acho ela fantastica comprei pela internet no site das americanas com frete gratuito(melhor ainda)
    Até o momento não tive manutenção com...
    Sei que ela é minha melhor amiga pois preciso dela para trabalhar...
    Um bjão enorme Lu

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas, eu tenho uma singer com vários pontos, não é a facilita. Moro em região de fronteira e acho que ela é tipo exportação pq o manual é em inglês, francês e espanhol. Bom o que importa é que ela é muito boa, leve e nunca deu defeito. Costuro tudo, até jeans.Tem uns 10 anos e estou muito feliz com ela.
    Beijos a todas!
    Rosana

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma facilita da singer e ela é ótima, tem vários pontos para bordar, costuro até jeans com ela, e olha que é jeans dobrado, espero ter ajudado, bjssssssss........

    ResponderExcluir
  13. Amigas, tenho uma máquina elgin básica que faz zig e reta, comprei usada de um técnico que conserta e vende/troca. Ela é maravilhosa.
    Quando fui comprar o técnico me orientou que essas marcas importadas não tem peça para reposição e que a manuteção é mais difícil.
    Uso a minha para confecção de bonecas e não tive problemas com ela.
    Penso em adquirir uma nova com mais recursos, mas não dispenso a minha velhinha.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente no que diz respeito a máquinas de costura, não posso ajudar muito. Costuro tudo à mão, pois não sei costurar à máquina.
    Mas depois de ver todas essas coisas lindas aqui pela internet, penso seriamente em me dedicar e aprender, pois adoro tudo o que é artesanato e "manualidades".
    Até porque é uma vergonha dizer, mas a minha mãe era costureira profissional, nada para ela tinha segredo. Era maravilhosa...
    Beijinhos e continuação de bom trabalho a todas

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Bem, eu não vim falar de maquinas de costura...
    adoro o trabalho em feltro e ainda não tinha encontrado um lugar tão criativo quanto o seu com moldes e dicas... Amei. Por isso vou seguir seu blog!
    talvez o meu pode não te trazer nenhuma informação relevante... mas o seu eu vou seguir...

    Beijos e parabens pelo blog. Tah Marah!

    ResponderExcluir
  16. Oi Quiane! Vim ver do que se tratava o título da postagem. Olha que coincidência, tenho uma tia que trabalha com isso. Acho que na sua pergunta, já tem várias respostas. Quando agente vai comprar uma máquina, primeiramente tem que se saber pra qual finalidade será usada e ter assistência técnica perto é fundamental. Acredito que a Singer seja a mais indicada pra quem esteja começando, ela é pau pra toda obra. Aguenta o tranco até mesmo pra fazer pequenas peças pra fora. Se for fazer quilting, é necessário uma máquina de modelo mais pesado. Achei esse assunto bem interessante e de repente (Será que agora tenho que escrever junto derrepente?)um passeio pelos sites das fabricantes SINGER, ELGIN, JANOME seria bem interessante. Espero ter ajudado. Um beijo.
    Tiane.

    ResponderExcluir
  17. Oi quiane! Vi seu blog na cmm do orkut e vim aqui te seguir!!Adorei seus trabalhos..são lindos!!
    Me visite, estou no começo...
    Beijos de luz!
    Mª Rita

    ResponderExcluir
  18. Amei o tópico! Estou para comprar a minha primeira máquina e está me ajudando muuuito! bj

    ResponderExcluir
  19. Olá Quiane! Passei aqui prá te avisar que tem um presentinho prá você no meu blog tà? Quando puder passa lá. Quanto à máquina de costura me fez recordar minha adolescência quando eu fazia várias roupinhas na máquina de costura da minha mãe, uma bem antiga de pedal, ficava com as pernas até doendo. Sempre pensei em ter uma e agora vendo tanta empolgação a vontade aumentou. Beijos a todas e felizes criações.

    ResponderExcluir
  20. Tbem vi o topico e esse assunto muito me interressa sei fazer crochê nunca mexi com costura à máquina mas vendo esse post,me interressei MUITO.E sugiro que vc faça um debate.Algo mais profundo ,mas já ajudou.Bjos

    ResponderExcluir
  21. Oi Quiane.
    Eu já tive várias maquinas de costura,ainda tenho a da minha avó que muito boa para costura e bordar crivo,muito antiga também.
    As minhas são industrial,a minha última aquisição foi uma brother e não gostei.Segundo a profª confirma que são máquinas fragil e não são adequadas para costuras,sim para bordar e quilting.Tenho uma da singer Pret-a-porte há muitos anos e não me deu problemas algum.Aconselho a quem for comprar uma máquina de costura,avaliar qual o tipo de costura que pretende fazer,as mais usadas são as da singer pela facilidade de manejo ,peças e assistência.
    Bom fim de semana para voce.
    bjtos no coração.Nile.

    ResponderExcluir
  22. Oi Quiane!!!
    Eu uso a Brother Cs-6000i, esta maquina é otima!!!
    Quero te convidar p/ participar de uma brincadeira bem legal e divertida recheada de um premio fabuloso!!!
    Vai lá e deixe sua marquinha...
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  23. eu gosto da janome, pelo preço e qualidade

    ResponderExcluir
  24. Oiiii Qui,

    Na minha opinião é a SINGER, vc bem sabe disso, brasileiríssima e mundialmente considerada a melhor máquina, mais versátil, prática e que todo mundo entende como usar e os técnicos entendem como consertar [como qualquer mecânico entende como consertar um fusca(rsrsrs)], é assim mesmo!

    A minha comprei aqui nos Emirados a quase 1 ano, aprendi a costurar sozinha, com as lembranças de ver minha mãe costurando qdo eu era pequena e tbm com os tutoriais da net, que na minha opinião ajudam e muito!

    A minha máquina é uma Fashion 4220 (Inspiration 4220), o seu manual é super explicativo, muito fácil de entender, e eu recomendo.

    Há pouco tempo ela passou em grande teste, durante 1 mês trabalhou todos os dias e em uma grande carga horária, pois eu estava fazendo com a ajuda dela uma encomenda de 100 porta-jóias de viagem em tecido, quem sabe fazer esta peça sabe do que estou falando, é bastante costura, e ela deu conta do recado direitinho!!!! Me apaixonei ainda mais por ela :)

    Bom, Meninas que estão em busca de uma máquina de costura, eu desejo à vocês toda a sorte e sucesso, assim como eu tive ao escolher a minha máquina!!!

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho uma singer e uma brother, mas costuro na janome e bernina também nos atelies que faço aula...
    Acho que assim como carro maquina é sorte e utilidade, Afinal pra que serve um onibus pra quem mora sozinho.
    Eu não fui muito feliz com a minha singer, que logo pretendo troca-la, desde o começo me deu muito trabalho indo a manutenção. porém conheço pessoas que amam , já minha brother eu adoro mais as peças são cara e de dificil manutenção eu concordo,porém para o caseado é muito mais bonito que as outras maquinas.
    A Janome 2008 é ótima mais o pé não se locomove e com preço razoavel,não sei se compro ela ou uma bernina mecanica, no lugar da minha singer pra costura mais pesadas...Acho que singer não compro mais tão cedo
    Bjim

    ResponderExcluir
  26. minha amiga eu gosto muito da singer, mas eu não tenho máquina de costura, quando tenho alguma coisa para fazer com costura vou na casa da minha cunhada e a dela e singer sigzag.

    ResponderExcluir
  27. comprei minha maquina meninas.....depois vou dar a minha opiniao, assim que fizer alguns trabalhos!!

    ResponderExcluir
  28. Minha mãe ganhou uma singer usada quando eu tinha 12 anos, agora tenho 29 ,ou seja , a bichinha já deve ter completado o seu vigésimo aniversário! É uma zigzag, modelo 147,excelente!Nunca deu problema, a não ser por algumas idas ao técnico para regulagem.Faço munhas costurinhas com ela e em uma vigirelli pretinha de ponto reto que costura até couro! pense em uma dupla boa! No entanto, estou pesquisando para comprar a minha.Como estou aprendendo patchwork, gostaria de uma que tivesse uma maior variedades de pontos, inclusive caseado.O que vc sugerem? Que tenha durabilidade e boa assistencia técnica ?

    ResponderExcluir
  29. Quinha!amei o post,vou juntar um dinheirinho p/ comprar a minha!!!!
    Acho que vou de Singer a Faschion ou a Facilita!

    Obrigada a todas as meninas que comentaram, me ajudaram muito!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  30. Gente...alguém tem a singer quilter...o meu marido vai me dar uma, mas tem q ser singer, eu quero começar com o patchwork...o q vcs acham???
    a..Quiane...muito lindo o seu blog...parab
    éns!!!

    ResponderExcluir
  31. oi Paula, eu acho essa maquina ótima! parabens pelo presente q o maridão vai te dar!! depois volta aqui pra contar pra gente a sua opiniao!
    obrigada pelo elogio!
    bjus
    Quiane

    ResponderExcluir
  32. amigas estou em duvida se compro uma singer facilita ou uma janome 2008,aluguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  33. Oi amigas tudo joia? Aqui preciso que me ajude , qual a maquina que não seje muito cara que costure jeans e couro mole.
    Meu email. juejhonny@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Ola td bem?! Bom eu comprei a poucos dias uma singer facilita,ela é um barato! E melhor ainda ela vem com um manual explicando timtim por timtim como si borda,eu nem sabia mexer nela e aprendi so com o manual,é muito facil!! Bjs galera.

    ResponderExcluir
  35. aguém tem uma quilter da singer? meninas ... comprei uma mas não sei usar os pontos não sei como poderia aprender , pelo manual achei muito complexo estou frustrada com uma máquina de52 pontos e bordando a mão, se alguém puder me ajudar com algum passo a passo ficarei grata, bjos
    Neusa , meu email: neusavovo63@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho uma singer fashion e desaconselho viementemente a quem for compra-la. Eu costuro só tecidos leves nela e ela sempre da problema!!! Já foi para o conserto duas vezes, o problema é na bobina de baixo, que é muito frágil e não fica encaixada direito. Eu estou pensando em comprar uma singer facilita, mas fiquei com medo, pois investi um bom dinheiro na maquina q vivo me estressando com ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei uma do maridão e estou tendo problemas tb!!! Hj tive vontade de jogá-la pela janela!!!!! Vou comprar uma outra pq esta já deu...

      Excluir
  37. Nossa que chato!! eu tenho uma fashion e nunca tive problemas com ela...já costurei jeans e várias peças uma atras da outra e ela deu conta do recado! rsrs tbm isso foi o maximo de que fiz de "pesado"...nao sei o que vc já costurou na sua...
    máquina é muito pessoal,a facilita é otima tbm, se vc vive se estressando com a sua passa ela pra frente miga,nao vale a pena o stress!
    Obrigada pela participação!!
    bjus
    Quiane

    ResponderExcluir
  38. Gurias,eu tenho uma pret-a-porter ds
    singer e uma elgin genius,gosto muito das duas mas a elgim costura mais tecidos grossos e não é boa p
    leves,já a singer é boa para leves e não costura grossos.Bjos!

    ResponderExcluir
  39. Oi Quiane!!

    Adorei o tópico, eu estava querendo umas opiniões sobre máquinas, ia até perguntar lá no blog, mas vi seu post no face e vim ler e comentar. :)
    É o seguinte... Tem exatamente 2 anos que ganhei uma Singer Fashion 4220(Inspiration 4220), igual a da Carine, até fiz um post no blog de tão feliz que fiquei com o presente! Mas infelizmente, depois desses 02 anos de uso, ao contrário da Carine (querida), não tenho boas recomendações pra fazer; durante 01 ano ela funcionou muito bem, não uso tecidos pesados, só algodão 100%, no máximo o revestimento de manta, que não é dos mais grossos, mas de lá pra cá, ela vem dando problemas constantemente, já foi 03 vezes para conserto, o ponto não é mais como antes, e o pior, a máquina saiu de linha aqui no Brasil, tão nova e já saiu de linha, não acho mais peças, estou sem poder fazer pontos decorativos que usam o retrocesso, pois a peça que regula a engrenagem não existe mais aqui, estou muito decepcionada. Os técnicos me disseram que esta é a máquina mais fraca que a Singer colocou no mercado, é quase toda de plástico por dentro e não aguenta um trabalho como fazemos, pesado na quantidade de peças que confeccionamos, mesmo com manutenção contínua. Antes dela, usava uma Singer 242 Zig Zag, quarentona já, mais velha que eu...rsrs, foi da minha mãe, essa sim, nunca me deixou na mão, apesar da idade, toda de ferro e pesada, aguenta qualquer parada. Ainda tenho ela, já penso seriamente em fazer uma revisão e colocá-la de novo na ativa, enquanto não consigo comprar uma nova que aguente o rojão. Acho que, apesar da tecnologia a nosso favor, o lucro das fábricas fala mais alto, não fabricam mais máquinas resistentes como antigamente, meu sonho de consumo é uma pretinha aquela das antiiiigasssss que costura TUDO!... rsrs

    Beijos e desculpe a extensão do comentário... rsrsrs

    ResponderExcluir
  40. Olha louise a minha máquina é igual da carine e mesmo sendo igual elas sao totalmente diferentes, a carine veio em casa e ficou maravilhada como o retrocesso da minha maquina era bom e o dela mal funcionava direito. a maquina dela quebrou a lampada e até hoje ela nao consegue arrumar, o pai dela me disse que coloca uma lampada nova e a lampada queima. o dia que ela estava aqui ela foi usar a minha maquina e sem querer quebrou o pé de maquina que tem partes de plastico. nao achei peça de reposição e tiver que comprar uma paça da janome que funcionou direito. a minha maquina é otima, mas ja percebi que se quebrar nao vou ter o mesmo desempenho depois rsrsrs...

    dizem que a janome é mais nome do que qualidade, a carine tem uma brother e só fala maravilhas da maquina.

    eu se fosse vc arrumava a sua velhinha toda de ferro que tem mais qualidade e historia rsrsrs...obrigada pelo comentario
    bjus flor!

    ResponderExcluir
  41. Eu uso a Singer Precisa... Amooooo
    Testei a Janome na Mega Artesanal,
    ai que sonho...

    ResponderExcluir
  42. Oi, Quiane!!

    Essa é a minha primeira máquina e acertei de cara... adoro ela! Uso a Singer Confidence Quilter, tem passador de linha(o que me facilita muuuuuuito, porque uso óculos e no fim do dia já estou zarolha!!)tem 99 pontos, 7 tipos de caseadores... marovilhosa, massssss...... é um pouquinho lenta... numa costura reta de tecido fino, ela parece que pede a 5ª marcha rsrsrs... mas pra iniciar e se vc pode dispor ($$$$) um pouquinho a mais, é um ótimo investimento e a aqui no RJ capital, não temos problemas com assistência técnica....
    Adorei o post.. como sempre criativa!!!

    bjus, Si.

    ResponderExcluir
  43. Olá Quiane,vi seu chamado no Twitter,rs,rs,rs e aqui estou.Comecei a costurar aos 12 anos, na máquina da minha avó que era costureira.Queria fazer roupinha de boneca, ai ela me ensinou.Sempre foi em máquinas Singer, pois ela teve vários modelos.
    Mais quando comprei a minha primeira máquina, comprei uma Vigorelli usada, vendi ela em dezembro passado, me arrependi, sinto saudades dela, pois me ajudou muuuito,junto tinha uma Elgin zig-zag (azul e branca, vendi também.
    Hoje tenho uma Brother cs6000i, maravilhosa, vários pés calçadores, faz quilt livre, costura sanduiche de tecido,manta, tecido, e não reclama, as outras reclamavam, escorregavam, terrível, e não ficavam com bom acabamento por isso.
    Comprei na loja da Singer onde moro,a assistência técnica é em São Paulo, mais aqui tem as peças caso ela precise, após a garantia acabar, por isso comprei, pois o dono da loja estava presente na hora da compra e me disse que fez o curso de manutenção de maquina computadorizada.
    Pra mim é maravilhosa e também costura jeans, já testei, e caseia meus patchapliques.
    Espero ter ajudado.
    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE TIPO DE TRABALHOS FAZ NESSA MÁQUINA?
      POR EXEMPLO COSNEGUE FAZER PATCHWORK COM ELA?
      COSTURA UM VESTIDO POR EXEMPLO E FICA BOM???

      Excluir
  44. Tive uma singer Pret-a-Porter, nunca me deu problema, adquiri agora uma Singer Facilita, é ótima, como toda máquina você não pode costurar um tecido muito grosso e passar imediatamente para um tecido muito fino que ela não se adapta. Meu problema são as bobinas falsificadas, que ficam pulando dentro do porta-bobina e estragando a costura (joguei fora). Procuro somente as que são bem retas na base.

    ResponderExcluir
  45. Tive uma Singer Pret-aPorter muito boa, agora estou com uma Facilita. É ótima. Quanto a tecidos grossos ela costura bem, mas não posso costurar logo em seguida um tecido muito fino porque ela engasga.
    O meu problema são as bobinas falsificadas que ficam pulando dentro do porta-bobina. Joguei fora todas. Procura as que são mais retas e não abauladas como as falsificadas.

    ResponderExcluir
  46. Olá meninas!
    qual seria o modelo da Singer facilita? Porque não existe só um (pelo o q eu vi no site..)

    ResponderExcluir
  47. olá, amei as dicas que todas postaram, gostaria de saber um pouco mais da singer fashion 4220, ganhei uma (ela está pra chegar) e ainda estou em dúvida se fico com essa ou se troco por outra, ainda não costuro em máquina mas gostaria de uma máquina pra fazer artesanato como patchwork. por favor me ajudem, estou desesperada!!!!

    ResponderExcluir
  48. olá, estou querendo comprar uma máquina e estou em dúvida entre a singer facilita e a singer fashion 4205, sou iniciante, mas gostaria de uma máquina para patchwork, qual vc´s me indicam???

    ResponderExcluir
  49. Gostei muito do post, mais continuo com duvidas, o duvida cruel rsrs estou pensando em comprar a Singer Brilliance 6180
    Bjs

    ResponderExcluir
  50. Oi Quiane!
    Muito legal saber a opinião de todas, pra sabermos um pouco mais das diversas máquinas...eu tenho uma Singer Prêt-à-Porter, antiguinha, mas aguenta bem, costura tecido pesado, sim, já reformamos um sofá aqui em casa, nunca deu problema.
    Estou de olho na Singer Brilliance 6180, se alguém souber se ela é boa mesmo, diz...
    Bjos
    Valéria

    ResponderExcluir
  51. Eu tenho uma Singer Pret- a- Porter que já tem quase 20 anos mas aguenta bem tudo. Tenho vontade de comprar uma nova. Boa noite!
    Bjs.

    Jussara Silva
    caminhandonaarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  52. tenho 2 maquinas singer uma q costurou pra princesa Isabel e para Dom Pedro kkkkkkkkkkkkk
    outra é a facilita e tenho uma elgim portatil
    mas ñ abro mão da minha leopoldina kkkkkkkkk
    a q costurou para a família imperial ela é otima portanto só confio na singer

    ResponderExcluir
  53. Alguém comprou a elgin top model, estou com tanta duvida, ela tem custo alto, alguem pode me ajudar!

    ResponderExcluir

Novidades por e-mail

Coloque seu e-mail abaixo e receba os moldes do Blog no seu e-mail,é de graça! Moldes, Paps, dicas pra vc!

*Depois no seu e-mail vc receberá um e-mail para ativar o Feed,basta clicar no link!